Tel:(54) 3356 1474 | E-mail: contato@radiocidaders.com.br



Lula pode assumir ministério no governo Dilma

Ex-presidente deverá se encontrar com a mandatária em Brasília sobre situação


Foto: Heinrich Aikawa / Instituto Lula / Divulgação / CP

O ex-presidente Lula conversou nesta segunda-feira, por telefone, com a presidente Dilma Rousseff sobre a possibilidade de assumir um ministério. Eles ficaram de voltar a se falar entre terça e quarta. Lula passou a considerar a hipótese depois que a juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidiu transferir para o juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na primeira instância, a decisão sobre o pedido de prisão preventiva contra ele.
Aceitando um ministério, Lula ganha a prerrogativa de foro privilegiado. Na prática, isso significa que qualquer denúncia contra ele teria de ser avaliada pelo Supremo, e não por Moro, considerado muito duro com os investigados.
Lula deve viajar a Brasília para discutir com Dilma a melhor forma de assumir uma pasta do chamado núcleo duro do governo: a Casa Civil, ocupada por Jaques Wagner, ou a Secretaria de Governo, comandada por Ricardo Berzoini. O ex-presidente deve apresentar algumas condições. Uma delas é a mudança da política econômica. A condição não inclui a troca do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, mas a adoção de uma política de ajuste menos dura e mais focada na retomada do crescimento.

Fonte: Correio do Povo