Tel:(54) 3356 1474 | E-mail: contato@radiocidaders.com.br



RS tem o pior desempenho no Ideb desde 2005

A nota do RS foi de 3,6, abaixo da média nacional


Foto: Divulgação

As notas do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgadas na quinta-feira (8) apontam que o o Rio Grande do Sul teve o pior desempenho desde que a avaliação começou a ser feita em 2005 pelo Ministério da Educação.
O Rio Grande do Sul teve nota de 3,6, abaixo da média nacional, de 3,7, e da meta de 5,2, ficando em 15º lugar na comparação com outros estados. O desempenho foi ruim tanto nas escolas públicas, quanto nas privadas.
Quando é levada em conta apenas a avaliação da rede pública de ensino, a nota é ainda menor: 3,3. De acordo com a secretária adjunta de Educação do Rio Grande do Sul, Iara Wortmann, os dados devem ser analisados de perto porque a situação varia de acordo com a região.
Já a educação fundamental teve resultados melhores com uma nota de 5,7, a mais alta desde o surgimento do Ideb, e um pouco acima da médica nacional, que é de 5,5.
A nota dos anos finais do ensino fundamental foi de 4,3, que também é a maior desde 2005, mas que ainda ficou abaixo da média nacional, de 4,5.
O Ideb é realizado a cada dois anos e leva em conta as taxas de aprovação, evasão e o desempenho dos alunos em exames do Ministério da Educação, como a Prova Brasil, que avalia as disciplinas de Português e Matemática. O exame é feito por alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental da rede pública, e da terceira série do ensino médio das redes pública e privadas.