Tel:(54) 3356 1474 | E-mail: contato@radiocidaders.com.br



Um terço dos aposentados com mais de 60 anos ainda trabalha

O principal motivo é a necessidade financeira


Foto: CC0 Public Domain

Quase 35% dos aposentados com mais de 60 anos ainda trabalham. O dado é do SPC Brasil, que mostra que o principal motivo é a necessidade financeira. Mas, ainda assim, sentem satisfação e orgulho de continuarem na ativa.
Enquanto isso, um percentual muito semelhante – o que não é coincidência – não se preparou para a aposentadoria. Passam a vida esperando parar de trabalhar, mas não planejaram o suporte financeiro para isso.
Tanto que a pesquisa do SPC mostrou que 45% dos idosos brasileiros não têm um controle mais apurado do orçamento da casa.
- É sempre importante lembrar que a contribuição compulsória para o INSS via empresa não pode ser considerada uma preparação suficiente para atravessar a terceira idade sem grandes dificuldades. Contar somente com a previdência pública é algo bastante temerário. – explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Nos últimos 12 meses, três em cada dez idosos brasileiros deixaram de pagar ou pagaram alguma conta com atraso. Os principais motivos para ficarem com o nome sujo são: redução na renda e emprestar o nome para terceiros tomarem crédito.

Fonte: Gaúcha